Nossa História

O Betel Brasileiro realiza missões transculturais, desde 1970, quando as missionárias Ernestine Horne e Lídia Almeida de Menezes com um grupo de alunas visitaram a Aldeia São Francisco pela primeira vez e começaram a realizar classes bíblicas  para evangelizar os índios potiguaras. Um ano depois foi enviada a missionária Dolores Medeiros que fixou residência entre os índios. Nos anos seguintes outras servas do Senhor foram enviadas a este campo.

 

Missões têm sido a meta principal desta instituição desde a sua fundação, quando Deus falou diretamente à professora Lídia Almeida de Menezes (saudosa memória); “Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão” (Sl.2:8).

 

Em 1976, dona Lídia esteve em Portugal e viu  de perto a necessidade espiritual daquela nação. Em seu coração surgiu logo o desejo de enviar missionários para lá. Quando retornou ao Brasil, fez um apêlo veemente as alunas e Deus fala ao coração da seminarista Claudiceia Maria Silveira que se dispos a ir trabalhar com o povo cigano português .

 

Em 1978, a missionária Claudiceia  atende a urgência missionária. Trabalhou em parceria com as igrejas evangélicas e com o povo cigano especificamente. Essa missionária deixou marcos de bençãos e as portas se abriram para a entrada e permanencia de outros(a) missionários(a) como: as missionárias Zilda Spíndola e Acsa Priscíla em 1981, Mª. Anunciada, Sonia Lígia e Miriã Mourão em 1982. Em 1982 Claudicéia veio ao Brasil e foi enviada para o campo no Peru onde conheceu o pastor Manuel Ayala e casou-se com ele.

 

Em 26 de outubro de 1984, foi estabelecida a primeira base do Betel no exterior que recebeu o nome de Instituto Bíblico Betel Portugues. Percebe-se a necessidade da criação de um departamento de missões para articular e coordenar o serviço missionário. No dia 03 de Março de 1987, nasceu o DEMIMBB.  ( Departamento de Missões Mundiais  do Betel Brasileiro). O primeiro coordenador foi o Pr. Antônio Acácio Morais que exerceu a função por um ano. Depois  ocuparam esta função a Miss. Durvalina B. Bezerra, o casal Oscar e Isabel Mota, a Miss. Lucy Vasquez Vidal, Miss. Mísia de Carvalho, Miss. Abigail Noádia da Silva.

 

Em 1988 foram enviados para Portugal os missionários: Moabia e Ricardo Arambolo, Wellington Inácio dos Santos e Leocyr Vasquez Vidal. A  Miss. Claudiceia retorna a Portugal com o marido e três filhos.

 

No dia 19 de Setembro de 1988, foi fundada a base do Betel Alemão. Foram enviados para a Alemanha as missionárias(o): Carmem Barreiras, Rosangela Maia, o casal Aquino e Rosali e o casal Rogério e Marlinda Moreira. Ainda em 1988 a Miss. Leocyr V. Vidal é transferida para Itália e em 21 de Abril  de 1989 foi registrada a Base do Betel Italiano.1989 o Pr. Manuel e Miss. Claudicea  fundam a primeira igreja cigana em Portugal. Ainda neste ano foi enviada a Miss. Geralda Vieira da Silva. Hoje estamos com 09 (nove) Igrejas ciganas e 03 (três) igrejas portuguesas. Em 1990 é enviada a Portugal  a Miss. Seir Camacho. Em Março de 1992 a Miss. Maria Helena G. Aguiar é enviada a Espanha onde fica por 07(sete) anos e depois é transferida para Portugal. Em 29 de Maio de 1992, foi estabelecida a base do Betel inglês (Bethel Mission UK) Charity, na cidade de  Norttingham.  Atualmente a Base do Bethel Inglês é  Coordenada pela Miss. Ivonete Freitas. Em 1993 é enviado a Portugual o casal Antonio e Mirian Pereira, com sua filha Deise.

 

Em 1997 a Miss. Geralda Vieira da Silva assume a coordenação do DEMIMBB e  cordena  por dez anos e cinco meses. Em Julho de 1998 foi estabelecida a base do Betel Equatoriano. E em Julho de 1999, a fundação do Betel Japonês. Devido a grande expansão desta obra missionária, em  Julho de 2004 o DEMIMBB deixa de ser um departamento de missões e passa a ser a AMBB (Agência Missionária Betel Brasileiro). A Agência Missionária Betel Brasileiro é o setor que coordena o trabalho transcultural; prepara e envia obreiros, realiza ações de apoio aos missionários no campo e busca mobilizar igrejas para evangelização mundial. Realiza curso de Capacitação Missionária, Reflexão Brasileira de Missiologia, Conferência Missionária Infantil, Treinamentos Transculturais para os alunos de 3º e 4º ano do Seminário Teológico Evangélico do Betel Brasileiro em João Pessoa-PB, promove Palestras nas igrejas, Viagens missionários para os países onde o Betel tem campo. Capacita os alunos de 3º ano do Seminário Betel Brasieliro na experiência do funcionamento da AMBB e contato com os missionários no campo. Na área do cuidado integral com o Missionário, recebe estagiários alemães em intercâmbio com Betel Brasileiro/Bethel alemão. Atuamos também em Assunçion-Paraguai, Chiclayo e Ayacucho- Peru, Santa Cruz de La Sierra-Bolívia, Santa Elena, Puerto Rico e Guayaquil-Equador, em Port Jervis no estado de New York – USA, Palgachiya-Índia, Ruanda- Africa, Japão, Portugal, Alemanha, Inglaterra e Sérvia. 

 

Em 2008 o Pr. Manuel Ayala  e Miss. Claudicea expandiram suas tendas até a Sérvia na região de Vojvodina, onde trabalham em parceria com várias igrejas locais, com 05 pontos de pregações, apoiando pastores e lideres sérvios na evangelização de comunidades ciganas, visitas as aldeias e acampamentos ciganos, prestam ajuda comunitária a refugiados políticos e a famílias carentes e  no  Sul do Peru na cidade de Ayacucho. Temos 56 missionários no campo transcultural e 06 missionários na Base,  28 igrejas e 13 pontos e 02 parcerias. Louvamos a Deus pela maneira  Maravilhosa como Ele nos dirigiu durante estes 27 anos.  

 

 

Coordenadores da Agência Missionária Betel Brasileiro – AMBB em 27 anos

 

1987   Pr. Antonio Acácio Morais
1988 - 1991   Profa. Durvalina Bezerra
1992    Dr. Oscar e Isabel Mota
1993    Missionária Luci Vasquez Vidal
1994   Missionária Misia Carvalho
1995 - 1996    Missionária Abigail Noádia
1997 - 2007    Missionária Geralda Vieira da Silva
 2007 - 2011    Pastor José Alcione Pereira Pinto
2012 - 2013   Pastor José Brito de Souza
2014   Pastor Renato Lima da Silva
 

 

The Best betting exchange http://f.artbetting.netby ArtBetting.Net
How to get Bookmakers Bonus - articles.
BIGTheme.net - Theme Catalog